Sem categoria

III ENCONTRO DO COLETIVO DE ESCRITORES CONQUISTENSES

Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial.
Virginia Woolf

A escrita é um chamado ao qual alguém se entrega por sua irresistibilidade, antes de mais nada. Mas é também um ofício como qualquer outro, ao contrário do que se pensa. Escritores não são atingidos pelo raio da inspiração; um eureka à moda de Arquimedes é ocorrência rara. Para domar a palavra é preciso muita transpiração, disciplina e insistência.

Na consolidação dos encontros presenciais do grupo, sempre na primeira sexta-feira de cada mês (sediados no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima), o terceiro encontro do Coletivo de Escritores Conquistenses irá contemplar o universo particular dos autores, suas obras, referências, intertextualidades e vivências específicas. Iremos adentrar os caminhos da criação literária desbravados pelos minadouros do sertão da ressaca. Tal é o poder de aproximação e de (re)conhecimento que jorra da literatura.

Diante do desafio da escrita, o Coletivo traz à luz não só a questão do fazer literário em si, mas suas adjacências. Depois de muitas voltas com a escrita de uma obra, vem o desafio de encontrar uma editora disposta a apostar no material, ou a escolha de produzir o livro de maneira independente. Num contexto fora do eixo sudestino as coisas podem se tornar ainda mais intricadas.

As reuniões promovidas pelo Coletivo sempre são precedidas por um momento de enlevo. Na ocasião do dia 07/06, Gabriela Rodrigues irá proporcionar aos presentes com uma abertura musical. Em seguida, se formará um painel com mediação de Ybeane Moreira e participação de Ana LuzPaulo MedradoNoi Soul e Natanael Oliveira. O foco serão justamente as “Vivências Literárias” dos autores. Cada escritor terá quinze minutos para discorrer sobre o tema. Neste formato bem delimitado, também haverá espaço para um pequeno intervalo, que será retomado já com o microfone livre. Quem quiser declamar, ler textos, fazer performances ou algo do gênero terá espaço para fazê-lo.

Link para inscrição nas apresentações:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJimG8S3csBXPZ-nOlpI1S3dQxkEXC3L2KJsO8ulBz2_WtJw/viewform?usp=sf_link

________________________________________________________________________

A ação é uma iniciativa do Coletivo Escritores Conquistenses, surgido em 2022, em busca de agregar escritores e escritoras da cidade (naturais ou não) para troca de experiências sobre o fazer literário e outras questões ligadas à cultura, além de estimular que mais pessoas ousem publicar e conhecer a produção literária produzida por nossos conterrâneos

Coordenação: John Barros e Ana Luz
Recepção: Lilian Almeida
Produção: John Barros, Ana Luz,
Comunicação visual: Nelio Silzantov

Realização:
Coletivo Escritores Conquistenses

Padrão

Deixe um comentário