Sem categoria

Observações


Uma das etapas do método científico consiste em observar sem julgamento. Faz-se uma descrição analítica do objeto em estudo, sem nenhum interesse na digressão interpretativa. Talvez, justamente por isso, a ciência neste país seja tão escassa. Vivemos numa era pré-científica.

Precisamos agir com cientificidade. Depois de observar, é preciso manter uma certa austeridade. O impulso da palavra pode parecer irresistível, mas com o devido treino, aprendemos que se não há nada de bom para falar, melhor calar. Isso não quer dizer que devemos rasgar seda o dia inteiro, pelo contrário. Os elogios devem ser poucos e sinceros.

Numa cultura de excessos, de mil e um conteúdos imagéticos, temos que nos comportar com inteligência. Temos que ler, ouvir e assistir coisas incomuns. Ou, pelo menos, ler, ouvir e assistir coisas comuns, mas com um olhar afiado.

Acabei lançando interpretações, em lugar de observações. Fico tentada em alterar o título do post. Resisto, e mantenho o que foi escrito. Aqui está um testemunho das ruminações do dia. Quiçá meu eu futuro lerá este texto e discordará de mim.

Padrão

3 comentários sobre “Observações

  1. Farina disse:

    O comentário quando não é edificante de nada serve, a não ser alimentar o ego pequeno de quem o fez. Esse final! Fantástico. Feliz o homem que se permite pensar diferente do que pensava ontem sobre o mesmo assunto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s